quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Santiago da Espada

A Espada não mente. Está lá, empunhada ao lado do escudo de armas. É o resquício da Ordem Militar de Santiago, carimbado na fachada da sua igreja, que entre as 37 da cidade, não sendo a mais imponente, será talvez a mais representativa. A esta ordem castelhana se ficou a dever o apoio à reconquista do Algarve e, sobretudo, de Tavira. No seu local estava a mesquita menor. As suas imagens são cuidadas, e a de Nossa Senhora Cândida (século XVI) não deixa ninguém indiferente.

2 comentários:

soror nnanna de todas as santas disse...

____________________

Presente, Senhor...


Pois isto de entrar directamente e sem licença em Vossos aposentos, sem passar pelo deambulatório do perfil, fez com que só hoje me fosse revelado o achamento desta ilha, que me parece encantadora como o nome lindo de Nossa Senhora Cândida.

Pois Tavira... Quando no século vivia, procurando a serenidade que só vim a encontrar no convento, estive quase para deixar crescer raízes nos seus arredores.

Por cá adejarei em espírito, para continuar a aprender e a mimar meus olhos.

Tomai este beijo, que também não mente.:)

St. J. disse...

Tão Cara nnanna,

Não sei agradecer essa Tão Grande Gentileza. Essa Elegância. Essa Simpatia. Essa Amabilidade.

São pedaços de uma zona muito Especial do País, que tem de tão belo quanto é Especial a minha Melhor-Parte-de-Mim, Olhos-dos-meus-Olhos.

Se talento não me faltar, hei-de continuar a rechear este insignificante espaço de cores Agradáveis. A casa é tua.

Outro Beijo para Ti